Wikipedia

Resultados da pesquisa

terça-feira, 20 de agosto de 2013

Associações preconceituosas

 O que esperar de um post cujo título é "associações preconceituosas"? Poderia ele ter um conteúdo direcionado as associações (antigas sociedades), com finalidades contrárias a moral, ou que limitem a entrada de novos associados. A associação dos heterossexuais assumidos, ou a associação dos seres humanos extremamente carnívoros, seriam exemplos desse tipo de grupos sociais. Poderia também ser o título de um filme de quinta categoria rodado no subúrbio da Noruega.
Contudo, o post é voltado para uma análise de comportamentos preconceituosos associados às características daquele que sofre preconceito social. Recentemente um vídeo exibido pelo Youtube fazia menção à reação de uma mulher quando da entrada de um homem negro em um elevador. No vídeo está a mulher sozinha no elevador e após a entrada do homem negro, ela adota uma postura defensiva, dando um passo para trás e segurando sua bolsa. A visão do homem sobre a atitude dela é definitivamente coerente. Ele se diz ofendido pela atitude da mulher, que na sua visão com aquele simples gesto já estava o condenando somente baseando-se pela sua cor de pele. Como se ele fosse alguma espécie de criminoso que lhe trouxesse algum perigo. Essa espécie de associação é extremamente preconceituosa, nesse exemplo ela foi feita baseada na cor de pele do indivíduo. Esse preconceito atravessou gerações, acabou marcando as revoluções ao longo dos séculos, e não raramente terminou em tragédia. Mas este ponto seria mais voltado para a história da humanidade, que é muito valiosa, contudo será debatido em uma outra oportunidade.
Esse ato é corriqueiro no dia a dia, não só nos elevadores, mas nos supermercados, nas ruas, em qualquer lugar onde existe essa interação social.  Agora sejamos coerentes, também não vamos agir imprudentemente achando que um indivíduo, independentemente de sua cor de pele que transita de madrugada pela cidade, trajando vestimentas com a finalidade de mascarar sua face, esteja ali com boas intenções. É claro que esse pensamento contradiz em parte o que foi tratado até agora, mas não podemos generalizar nossos instintos e deixar que a inocência nos seja nociva.
Uma associação tão agressiva quanto a de ligar um indivíduo negro à alguém que possa lhe fazer algum tipo de mal, é a das vestimentas ou gostos de um indivíduo com a sua sexualidade. Como se ser homossexual seja algo ruim, ou seja uma doença, como recentemente foi tratada por um parlamentar no congresso nacional. Muito embora estejamos vivendo em tempos onde a anormalidade se tornou normal, e a exceção virou a regra, o preconceito quanto a sexualidade da pessoa é um dos principais motivos de indignação social. A orientação sexual do indivíduo não pode ser alvo de preconceito, não pode ser um empecilho para o seu desenvolvimento social. A vida é feita de escolhas, e essa é mais uma delas, que infelizmente ainda desagrada e muito a opinião pública. Quero colocar meu ponto de vista que não é de concordância com essa situação, não considero normal a condição homossexual. Acho que ela colide de frente com o ciclo natural do ser humano, é contra a ordem natural das coisas, porém não tenho nenhum tipo de preconceito. Respeito qualquer pessoa independentemente da opção sexual que ela tenha. O bom senso e a moral, que são costumes que estão em extinção, acabam sendo a única forma de combate na tentativa de extermínio desse mal. Por mais que desejamos que ele se extinga, esse passo somente é inerente a nós mesmos, sendo impossível administrá-los em nome da coletividade. Portanto faça a sua parte, com certeza por menor que seja essa sua atitude, ela acabará influenciando a aleatória, e quem sabe consigamos alterar esse panorama. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário