As últimas notícias do programa "Bom Dia Brasil" da rede Globo, dão conta de que dois ciclistas, aparentemente trafegando corretamente pelas ciclovias, foram atropelados na região sudeste durante o final de semana. Ambos não teriam tido qualquer tipo de auxílio dos condutores dos veículos após o acidente, vindo a falecer em virtude dos ferimentos. O curioso é que em um dos casos um dos ciclistas havia sido socorrido pelo seu irmão que passava pelo local, e prestou o socorro sem saber que a vítima de atropelamento era seu próprio irmão. Perguntado pelo repórter do programa sobre a situação, o rapaz disse que a família toda costuma usar bicicletas para se locomover pela cidade. Levantou-se então a questão dos problemas relacionados ao trânsito e o uso de bicicletas como meio alternativo para solucioná-lo. E falou-se também sobre esses "novos" mártires, aqueles que se aventuram como ciclistas no trânsito, e são sacrificados pela ignorância predominante de nossas rodovias.
Contudo de nada adianta a sociedade em peso adotar esse meio de locomoção, se os demais componentes do trânsito não cooperarem para que dê certo. Ou seja, não basta que as pessoas se conscientizem sobre a importância da adoção de meios de transporte alternativos, se os usuais motoristas de automóveis não trafegarem prudentemente, transmitindo a segurança necessário aos ciclistas. Não pairam dúvidas de que a educação dos brasileiros no trânsito é muito pequena, para não dizer inexistente. Além dos atropelamentos e colisões cotidianas, o nosso país também possui números alarmantes de violência física em função de discussões de trânsito. Como sempre a irracionalidade no trânsito brasileiro pautou todas as principais notícias da manhã.
Após uma análise superficial desse fato, passamos a discorrer sobre um assunto ao qual a notícia é diretamente ligada. É inegável que o futuro esteja ligado a tecnologia inimaginável que fascina o ser humano. Parte dessa tecnologia é aplicada nos meios de transporte. Novos modelos de carros e de motocicletas são lançados na mesma proporção que são comercializados os modelos antigos. Parte dessa tecnologia está corretamente direcionada para a melhor utilização de meios de transporte coletivos. São essas tecnologias impossíveis de serem freadas, que movimentam o mundo moderno, e que nos dão esperança no avanço concomitante de outros segmentos importantes para a sociedade tais como a medicina e a habitação. Entretanto o país que mais cresce no mundo (China), há tempos adota um meio de transporte simples como a bicicleta, no papel do principal meio de transporte nacional. Foi a solução encontrada para evitar o congestionamento de veículos automotores no país mais populoso do mundo.
Recentemente o governo municipal de Porto Alegre implantou um programa direcionado ao incentivo do uso de bicicletas. Além da criação de ciclovias nos principais pontos da cidade, também espalhou bicicletas para o uso popular através de aluguel. Essa iniciativa foi muito válida, mesmo que a cultura da sociedade ainda não seja compatível com esse tipo de medida, ela foi o que podemos chamar de "semente" no ideal revolucionário para a resolução do grande problema gerado pelo trânsito.
No meu dia a dia de casa para o trabalho, e do trabalho para casa, assumo o papel de pedestre. Caminho cerca de cinco quilômetros diariamente, em um trajeto ladeado pelas ruas. Nesse trajeto percorrido percebo a dificuldade e o stress dos motoristas no trânsito, e por vezes chego em casa antes de colegas que moram perto de minha casa e utilizam seu carro, saindo do trabalho na mesma hora em que eu saio. Se já não bastasse o motivo de chegar em casa antes caminhando do que se estivesse dirigindo, muitos outros aqui poderiam ser levantados. O exercício físico que envolve a caminhada, a economia do combustível e a ausência do stress do trânsito, são só alguns exemplos desses motivos benéficos. É claro que por vezes as condições climáticas nos impedem de adotar a caminhada para nos locomover, mas como essas vezes não são muito frequentes, podemos nessas ocasiões nos utilizar dos meios de transporte coletivos. Posso afirmar que a escolha pela caminhada diária foi muito acertada, criar esse hábito foi uma pequena decisão, porém uma das melhores que tomei.
Nenhum comentário:
Postar um comentário