Wikipedia

Resultados da pesquisa

quinta-feira, 25 de julho de 2013

Animais?

Todo o ser humano se assemelha aos animais, é por isso que a grande maioria das nossas ações cotidianas são repetidas por outros mamíferos, por outros animais. Todos nos alimentamos, todos dormimos, todos temos nossas necessidades fisiológicas, em suma, fomos feitos para funcionarmos de um jeito sem muito mistério. Já possuímos a decodificação do nosso genoma, sabemos como nosso corpo funciona, mas ainda tentamos descobrir a cura de várias doenças que nos acometem.
Depois de algumas considerações iniciais envolvendo o tema "natureza humana", coloco em pauta o verdadeiro assunto a ser desenvolvido. Se nós somos espécies de animais, e somente nos diferenciamos no aspecto racionalidade, porque não utilizá-la em nosso favor?
Nos comportamos como seres humanos, pois é isso que somos. Entretanto por vezes no quesito racionalidade, único que nos dá o título de humanos, estamos bem atrás do restante dos animais.  
O mais engraçado no homem é ver toda a formalidade desnecessária que ele coloca em situações tão comuns quanto a sua própria natureza. Vivemos em um mundo onde somos ignorados por quem nós conhecemos tão bem. Somos obrigados a vestir uma determinada roupa para participar de algum evento, ou para não parecermos diferentes daqueles que nos acompanham.
Usar um garfo específico para um determinado tipo de comida. Necessidade de tornar pública uma ação que tem caráter privado. Priorizar bens materias em detrimento das relações humanas. "Atropelar" princípios característicos do ser humano para beneficiar-se a qualquer preço. Considerar-se superior aos demais homens por ter um maior poderio financeiro em relação a eles. Utilizar qualquer tipo de violência.
São esses alguns dos exemplos de condutas nocivas que devem ser abolidas de nossa sociedade.
Sabemos que o excesso de burocracia em qualquer atividade cotidiana é um dos maiores complicadores de nossas vidas. Ao que parece, ao invés de utilizarmos nossa racionalidade para evoluir e viver em harmonia com os demais seres de nossa espécie, estamos regredindo rumo a individualização do homem.
Já diz a música  "Fácil "da banda brasileira Jota Quest: " a vida é tão simples mas da medo de tocar". Com certeza palavras bonitas, mas que não foram escritas ao léu. É tão simples deixar as coisas transcorrerem normalmente, deixar a vida tomar seu rumo. Vamos descomplicar as coisas, viver com bom humor e mostrar que é possível sermos aquilo que nascemos para ser.

Nenhum comentário:

Postar um comentário