O Dumping é a exportação de um produto por um preço inferior ao que ele deveria ser exportado, visando a prática de concorrência no mercado de exportação mundial. É o exercício de atos de exportação condenatórios praticados pelo país exportador, sendo incompatíveis com a realidade atual de preço de mercado interno da mercadoria exportada, acarretando em uma concorrência desleal.
Ele é praticado com a finalidade de ingressar no mercado mundial, a partir de preços desproporcionais aos que vigoram no país importador. No Dumping os comerciantes se aproveitam de uma situação vantajosa de suas mercadorias, devido à abundância da mesma no seu país, ou a mão-de-obra muito mais barata. Dessa forma facilitam suas vendas pois praticam um preço inúmeras vezes menor do que o mercado que a importa.
As medidas antidumping, visam diminuir o prejuízo causado ao mercado interno, com a prática do Dumping por algumas empresas nacionais, e internacionais, tanto exportando quanto importando. Visando a diminuição dos problemas para o mercado que sofre os efeitos causados pelo Dumping, podemos tomar algumas medidas preventivas como:
-Aumentar as taxas de importação de produtos cujo custo é inferior á no mínimo 50% da média do valor deste produto no mercado nacional. (caso dos produtos chineses, por exemplo)
-Impor ao mercado interno condições igualitárias, nas hipóteses de exportação, para que o produto fabricado por ele tenha o mesmo valor na venda ao consumidor interno, e ao consumidor externo. (caso da gasolina no Brasil)
-Boicotar o consumo de produtos alvos do Dumping, os substituindo, por outros menos inflacionados. Ou até diminuir o preço dos similares existentes no mercado interno.
No entanto não adianta agir com hipocrisia, se quisermos que a prática do Dumping seja extinta, devemos nós também nos abstermos de cometê-la. O mercado nacional não precisa de medidas extremas como essa para competir com os outros mercados, basta que o governo se conscientize no sentido de implantar uma política justa de importação e exportação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário